Saiba qual é o melhor período de julho para passar frio em Campos do Jordão

Postado em Atualizado em

Todos nós sabemos que quando um turista deseja ir para Campos do Jordão, ele está em busca de muito mais que boa gastronomia, lindas paisagens ou baladas. Os turistas querem é frio e de preferência muito frio!

Mas qual será a época do inverno mais propícia para tirar aquelas fotos legais debaixo dos termômetros de rua marcando zero grau ou menos? Com certeza o mês de julho é o mais frio do ano e isso pode ser comprovado pela análise dos dados de temperaturas mínimas do Horto Florestal da cidade, também conhecido como Parque Estadual de Campos do Jordão.

Segundo os dados da Secretaria de Agricultura do Est. de São Paulo (2000-2015), responsável pelo Horto Florestal,  temos a seguinte estatística de geadas na cidade:

MÊS

MÉDIA DE DIAS DE GEADA

Maio

3

Junho

6
Julho

8

Agosto

6

Setembro

1

 

Mas e dentro do mês de julho, será que há um período mais frio?

Para a resposta desta pergunta eu fiz uma análise simples dos dados meteorológicos da estação do INMET (Min. da Agricultura), que está ativa na cidade e possui dados desde 2006.

 

Foto: Geada registrada no Horto Florestal de Campos do Jordão no dia 04/jun/2009

Crédito: Viviane Vilas Boas

Procurei encontrar, estatisticamente, se há algum período do mês em que há uma maior concentração de temperaturas menores que 3ºC  e notei, como era de se esperar, que temperaturas próximas a zero grau podem ser registradas em qualquer dia do mês. Essa facilidade nas quedas das temperaturas em Campos do Jordão pode ser explicada pelo fato da região ter uma atmosfera predominantemente seca, fria e sem nuvens nesta época do ano, o que facilita a perda de calor de forma radiativa para a atmosfera. Então, quando o sol se põe na cidade a temperatura cai vários graus nas primeiras horas da noite e depois cai mais lentamente.

Mas voltando à questão de julho, sim…. dentro deste mês há um período de dias mais frios que os outros. Este período vai de 4 a 15 de julho. Se você estiver lá nesses dias, suas chances são maiores de ao amanhecer, encontrar os gramados congelados pela geada. Obviamente, vários fatores influenciam nas chances de mais ou menos frio na cidade, como por exemplo, as passagens de frentes frias, ausência de ventos fortes, etc.  Mas se você quiser garantir o seu frio, a sugestão é essa, vá em julho e de preferência entre os dias 4 e 15, suas chances serão maiores. Boa viagem e mande fotos legais das geadas pra gente!

 

 

Saiba mais sobre Campos do Jordão acessando o artigo:

https://dadosmeteorologicos.com/artigos/as-neves-de-campos-do-jordao-e-da-serra-da-mantiqueira/

 

Frio na Serra da Mantiqueira: imagens das neves, geadas e do frio de Campos do Jordão e da S. da Mantiqueira. Divulgue e compartilhe suas fotos de Campos do Jordão e região no nosso instagram: https://www.instagram.com/asnevesdecamposdojordao/

 

Autor: Marcelo Romão é especialista em Meteorologia

email: marcromao@hotmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s